Governo do Estado Qualifica empreendedores do segmento de Turismo de Aventura.

Curso de capacitação

Aconteceu nesse final de semana no distrito de Pedra Azul, município de Domingos Martins no Espírito Santo, o “Curso Condutores de Montanhismo e Escalada – ABNT NBR 15.397”, ministrado pela Aimberê Treinamentos, fruto de convênio entre SEBRAE-ES, SETUR-ES, parceria com IEMA-ES, Parque Estadual de Pedra Azul e Ecoparque Pedra Azul Adventure. Foram quatro dias (25/07/18 à 29/07/18) de muito conteúdo teórico e prático.

O curso foi uma mistura de oficinas participativas, aulas teóricas, atividades de treino técnico e condução em ambiente de montanha para empreendedores de diversos municípios e segmentos de Turismo de Aventura de todo o estado.

Para o Secretário Estadual de Turismo, Paulo Renato Fonseca Jr, com o aumento de empreendedores, os cursos são fundamentais para o desenvolvimento do turismo capixaba: O aumento da quantidade de empreendedores é devido a crescente demanda e para isso necessitamos da prestação de serviços com qualidade e segurança, principalmente neste segmento importante e diferenciado. Os cursos oferecidos pela SETUR em parceria com o SEBRAE são fundamentais para a excelência no atendimento ao turista que visita nosso estado.

O Secretário destacou ainda a relevância desse setor e as realizações da SETUR: “As ações de promoção do turismo de aventura é um de nossos focos. Tanto que temos ações em grandes eventos nacionais dessa área, sendo uma delas a Adventure Fair, onde estamos estimulando os empreendedores e também os promotores de eventos dessa área a participarem, atraindo assim, patrocínios para fortalecimento dos esportes de aventura, turismo de aventura em nosso estado e atração de turistas qualificados para esse segmento.”

Para a Gerente de Gestão do Turismo, Cássia Coppo, com o aumento de conhecimento técnico e prático, também há o aumento de desenvolvimento turístico de mais regiões do estado: O conhecimento técnico e prático é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo de aventura em nossas regiões turísticas, fortalecendo e se tornando um produto turístico efetivo para os turistas. As qualificações profissionais para o setor são de extrema importância para atuarem no mercado de forma segura e com habilidades técnicas apuradas.”

Técnicas de segurança

Durante o curso, os participantes realizaram vários exercícios práticos envolvendo situações possíveis de acontecerem em escaladas, rapel e atividades de montanhismo: simulações de acidentes, de resgates, auto- resgate, primeiro atendimento, impacto ambiental, travessia de rios, dentre outros tópicos. Tudo com supervisão e atenção da equipe Aimberê, aplicando as normas ABNT para atividades dessa natureza.

O Instrutor da Aimberê Treinamentos, Humberto Medaglia destacou que as práticas dos empreendedores não somente com as normas técnicas como também na observação da segurança de seus clientes sempre será algo valorizado. “Muitos profissionais não possuem o conhecimento prático da atividade que comercializam. E isso pode não ser por mal, mas por não conhecerem a fundo as necessidades e o que pode ocorrer em operações envolvendo aventura. Nesse sentido, nós nos especializamos em estudar as normas, legislações e como sanar as questões técnicas para uma prestação de serviço que garanta qualidade e segurança”.

Com a facilidade de acesso às informações pela internet, Humberto destacou ainda, como a prática nessas atividades são diferenciais: Mesmo com 20 anos de mercado treinando técnicas, sempre encontramos novas dificuldades ou algo para aprender. Se você não treina, se não tem proximidade com os procedimentos, fica difícil no momento de necessidade”.

Escalando a Pedra Azul

Durante o curso, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos escalando a Pedra Azul, o cartão postal mais famoso do Estado com 1.822 metros de altitude em uma via de escalada com 350 metros até o cume. Ponto que atrai olhares de gente do mundo inteiro.

Se você não participou desse importante curso para capacitação de condutores oferecidos pela SETUR em convênio com o SEBRAE, fique ligado nos próximos ainda em 2018. São eles:

  • Competências de condutores de Turismo de caminhada de longo curso;
  • Condutores de observação de aves;
  • Uso Público de manejo de Trilhas.

Seja como aluno em um curso, como empreendedor ou como turista, desfrutar dessas regiões e roteiros com segurança e qualidade tornará sua experiência inesquecível.