brand-top

Quarta, 04/03/2020

Aviso de mudanças ao nosso público

O Natrilha passará por mudanças em sua identidade visual em breve. E apresentamos nesse texto um pequeno retrospecto de nossas...

Aviso de mudanças ao nosso público

Compartilhe

Mais Sobre

Aviso de mudanças ao nosso público: O Natrilha passará por mudanças em sua identidade visual em breve. E apresentamos nesse texto um pequeno retrospecto de nossas ações ao longo desses anos.

O início.

Dia 28 de fevereiro de 2020 foi uma noite marcante para nossa equipe. Aconteceu a primeira reunião dos membros do NaTrilha, que contou com a participação de 10 dos 15 participantes do nosso elenco.

Meu objetivo foi o alinhamento de propósito da equipe para cada programa, apresentação formal de cada um dos membros e a apresentação da nova identidade visual de nosso programa. Apesar de sermos 15 membros, tem alguns que não participam há tempos de algum episódio e, assim, não tinham tanto convívio uns com os outros senão pelo grupo de telegram só com os membros. Foi muito bom sentir essa positividade de todos.

A reunião representa uma nova fase em nossas produções, nossas interações com o público, nossas pautas, nossos objetivos como criadores de conteúdo em podcast e, por fim, também como empresa especializada em criação, produção, gestão e projetos para podcasts e podcasters.

Estou vivendo uma nova fase e há tempos tenho me questionado se estava no caminho certo pois me preocupava em fazer o que precisava ser feito, mas nem sempre alcançava o resultado esperado. O ponto é que tanto eu quanto a equipe precisamos de mudanças para crescermos e, para falar a verdade, estávamos até mesmo desejosos e necessitados por essas mudanças.

Por isso, faz muito sentido para mim me unir àqueles que estão alinhados com meu propósito enquanto produtor e empresário. Foi esse espírito colaborativo que me trouxe ao momento atual, onde o NaTrilha segue consolidado como responsável por um dos podcasts mais relevantes sobre o universo de esportes outdoor (fonte: iTunes e Google Podcasts).

Graças a essa movimentação e colaboração com a mídia, a equipe do NaTrilha juntamente com outros “players” são responsáveis pelo “Seminário Capixaba de Podcasts” que figura como importante evento de podcasts não somente do Espírito Santo como também de outras regiões. Isso tem me permitido conhecer outros produtores, me permitido conhecer mais ouvintes e proporcionar um melhor e maior crescimento do mercado. Outro resultado disso foi o convite para participar da Associação Brasileira de Podcasts, a ABPOD, da qual estou como vice-presidente e acompanhado por vários outros produtores engajados no profissionalismo e ética para com a mídia.


Relacionamento

Além disso, faz parte dessa nova fase manter nossas relações com parceiros que além de vibrarem e torcerem em cada uma de nossas conquistas, colaboraram para alcançarmos novos horizontes.

Serei injusto em deixar de mencionar alguns nomes e programas aqui pois o universo de pessoas com as quais me relaciono e que de alguma forma contribuíram comigo é infinitamente maior do que posso citar por enquanto e certamente em postagens futuras esses nomes aparecerão (paciência, ok?).

O foco nesse momento é mostrar que para o meu crescimento como produtor e empresário algumas relações foram, são e serão fundamentais na minha trajetória.

Quantas vezes ao longo desses anos a equipe Rede Geek Podcasts me deu todo suporte e apoio na elaboração de nossos projetos, sejam eles comerciais, de produção ou de estratégia?  Muitas vezes. Quantos papos eu tive com Luciano Pires do Café Brasil sobre posicionamento no mercado e sobre a importância da coerência de minhas ações? Vários e alguns deles com poucos minutos de duração. Quantas dicas e sugestões recebi de podcasts membros do portal Deviante (Beco da Bike e Chutando a Escada) na melhoria de produção dos programas?  Inúmeras. Quanta confiança e crédito não recebi dos podcasters Mineiros quando apresentei ideias (Senhor A e podcasts Entre Fraldas) ao ponto de embarcarem nas minhas loucuras? Incontáveis.

E isso levando em consideração que aqui mesmo no Espírito Santo, onde moro, no ano de 2019, pude me aproximar de pessoas fantásticas que estão fazendo toda a diferença de maneira tangível na realização de vários dos meus sonhos e projetos. Um bom exemplo é Lucília Notaroberto (site Mulher Estrategista) pude conhecer um novo segmento de ações e, acompanhado dela, um mundo de oportunidades que foi também muito importante na promoção da mídia podcast para um novo público. Isso é motivador pra mim. Ainda no finalzinho de 2019 iniciei a parceria com a Beta Rede que, através de Rimaldo de Sá, pude aprender a observar o mercado publicitário sob outra ótica.

De fato, cheguei à conclusão de que levaria infinitamente muito mais tempo para alcançar a maturidade que alcancei hoje, mas que ainda tenho muito (mas muito mesmo) a aprender. Faz todo sentido pra mim enquanto produtor, nessa altura do campeonato, ser parte de um grupo onde sou valorizado como pessoa, respeitado como profissional e principalmente, incentivado como empreendedor a seguir os caminhos que estou seguindo e transformar o que até em 2018 era um hobby na minha principal fonte de renda. Inclusive em algumas ações ter a oportunidade de gerar postos de trabalho com valorização financeira para outros produtores e parceiros. Tudo isso somado torna difícil de expressar em palavras o que representa esse cenário pra mim. Ok. Vou usar duas que chegam perto disso: felicidade e satisfação.


Nova Marca

Além do presente da nova parceria, fui incentivado (pelo Rimaldo) a trazer mais uma mudança em nossa linha temporal. Algo capaz de expressar ao mercado e para nossos ouvintes um ponto de aceleração. Seja em nossa estratégia, seja no mercado, na produção dos programas, na forma de trabalho, etc… Algo que marcasse, para marcar ou algo marcante. O que poderia ser? Bingo! E se fizéssemos isso através de nossa marca? A nossa identidade visual? Seria possível? Sim. É o momento de mudar. Uma marca pensada e desenhada para representar todos os nossos segmentos será uma fonte constante de lembrança de nosso compromisso de entregar o que temos de melhor para aqueles que em todos esses anos colaboraram para nossa consolidação: os ouvintes.

Veja a reação dos membros com a apresentação da nova marca.


 

Ouvintes

Lembram das duas palavras que usei há pouco para expressar parte dos meus sentimentos? Felicidade e satisfação também são totalmente aplicáveis para agradecer a todas as pessoas, anônimas ou não, que baixam nossos programas, curtem nossas publicações nas redes sociais, que participam em nosso grupo de Telegram para ouvintes do NaTrilha, que enviam e-mails, que indicam o programa para amigos, que compartilham, enfim, muita gente. E ainda tem uma categoria que é ainda mais louca de entender: Os ouvintes “padrinhos”.

São aqueles que contribuem financeiramente conosco. Que contribuem diretamente comigo. Não fossem eles, certamente o NaTrilha não existiria hoje da forma como é. Digo isso não pela quantia financeira pois em todos esses anos (e não tenho problema algum de expor isso), nunca passamos de 10 pessoas contribuindo. Como disse, o valor financeiro era irrelevante se comparado às nossas demandas, mas saber que há gente “pagando” do próprio bolso para continuarmos as produções é a maior de todas as cobranças. O sentimento de gratidão e respeito a vocês “Padrinhos” é um grande combustível para o propósito de continuar levando entretenimento com informação da forma que sempre fizemos. Teremos mudanças sim, mas nossa identidade, história e compromisso continuam os mesmos. Podem continuar acreditando, ok?

Esse textão todo pareceu meio confuso em vários momentos, né? As vezes em primeira pessoa, em nome do time ou em terceira pessoa… Foi um pouco confuso pra mim também escrevê-lo pois é difícil separar a emoção do racional nessas horas. Mesmo com as incertezas que o futuro me traz, uma coisa tenho convicção: Estou na trilha certa!


Agradecimento aos membros

Obrigado Lúcia, Cássia, Giseli, Rafael, Maurício, Daiana, Alexandre, Carol e Júlia por participarem dessa primeira apresentação da nova marca. Foi tão especial para mim como acredito que também foi para vocês.


Fique atento.

Em breve vamos apresentar a nova marca para vocês, ok? (ficou fantástica e foi muito bem pensada) Estou ansioso por esse momento. Continuem acompanhando, indicando, prestigiando e criticando o NaTrilha. Sem vocês, não faz sentido pra mim. Pra nós do NaTrilha.

Diz pra gente, nos comentários, qual é a sua expectativa. Diz também como podemos colaborar mais com a sua experiência conosco.

Um grande abraço.

Atenciosamente.

Renan Cirilo Alves