brand-top

Domingo, 18/10/2020

63 – Conhecendo veículos 4×4

Essa é uma prática comum em meio a natureza, conhecendo os veículos 4x4: colocar seu próprio carro à prova de...

63 – Conhecendo veículos 4×4

Compartilhe

Mais Sobre

  1. Qual é a principal característica de um veículo off road?
  2. Como são os procedimentos de segurança?
  3. Qualquer um pode praticar?
  4. Quem é o “Zequinha”?

Para entrar na lama, é preciso uma preparação prévia do veículo.

Qualquer um pode subir uma montanha de carro

Conhecendo a prática Off Road com jipes 4×4

O Natrilha de hoje apresenta uma prática comum para todo aventureiro que busca viver novas experiências em meio a natureza conhecendo os veículos 4×4, que é colocar seu próprio carro à prova de buracos e vias cheias de lama. É bem provável que você em algum momento vai entrar em um terreno de difícil acesso, com o mato um pouco mais alto, explorar lugares onde um carro comum vai encontrar um pouco mais de dificuldades para passar.

Conversamos com os feras no assunto no estado do Espírito Santo: Sávio Andrade (@savioandradeetalitaadventure, @jipeclubes), mecânico “off road” e Raulisson, que desde cedo já atua nesse mundo, obtendo seu primeiro jipe aos 20 anos de idade, o que mais curte é ser “trilheiro” nas horas vagas.
Falamos de forma abrangente sobre a prática OFF ROAD com Jipes tracionados, ou 4×4 indo desde a dificuldade em iniciar as famosas trilhas com carros comuns até as vantagens de algumas marcas de jipes.

Também falamos sobre a figura emblemática do Zequinha, um figura presente na trajetória de todo trilheiro, diferenças entre um carro comum e um 4×4 em uma trilha no que se refere a desempenho e vida útil, que o melhor cenário para uma boa trilha é na lama, elencamos qual o melhor modelo de jipe (segundo a opinião dos convidados) e qual o melhor tipo de carro para cada tipo de trilha, dentre outros temas.

Devo comprar um carro novo ou um usado já preparado?

Uma prática comum nesse universo é a adaptação customizada dos veículos conforme as necessidades e demandas de cada trilha, sendo assim, importante que o jipe receba modificações que não vem de fábrica. Dessa forma, faz sentido para um novato na área, comprar um jipe usado já com todas as modificações implantadas.
Uma importante dica para quem quer se aventurar, mantenha sempre o carro de trás no seu retrovisor e tudo isso sem jamais deixar lixo e detritos na trilha.
Além disso, há espaço para todos, são os chamados “olheiros”. Olheiros são indivíduos que não possuem o carro mas gostariam de participar. Ganham carona e automaticamente é promovido a “Zequinha” da rodada.
É fortemente recomendado que crianças participem apenas de passeios devido a questões de segurança.

Também falamos de assuntos específicos como a presença de um dos participantes nas redes sociais e como essa presença digital vem colabondo para que pessoas de vários outros estados conhençam clubes de sua região e, para ele o Instagran reaqueceu essa turma que estavam com poucas atividades ou até mesmo parada. Falamos sobre a importância de um Clube Jipeiro além de fazer trilha, também fazerem trabalhos sociais. Muitas vezes conseguem ajudar mais do que o próprio Estado em situações de calamidade e fazem com amor e dedicação.
Desse papo, surgiram frases muito impactantes como: “Treine o difícil no momento de facilidade para que quando a dificuldade chegar você esteja preparado” e “Equipamentos e carros têm preço, mas para onde eles te levam tem valor”.

E sem tirar as mãos do volante e nem o pé do acelerador, vamos falar sobre veículos 4×4. Ou como são conhecidos, os carros carros “off roads“, que numa tradução livre seriam os carros de fora de estrada.

Para participar de passeios à bordo desses resistentes e robustos carros, é necessário toda uma preparação não somente do veículo como também dos tripulantes e passageiros.

Liberte-se de suas limitações para expandir seu campo de visão. Por que ao final desse episódio, esperamos que você saia dele torcendo pra cair aquela chuva e ficar pelo menos, com alma lavada e a mente relaxada. É isso que os carros 4×4 podem te proporcionar através de aventuras, curvas, manobras e expedições e até se tornar um estilo de vida.

Participe conosco.

  • Para colaborar com o crescimento do nosso podcast, compartilhe esse post ou o episódio nas redes sociais e grupos de mensagens. Fazendo-o pelo instagram, marcque nosso perfil @natrilhapc e use a tag #natrilheiros Assim fica mais fácil de te achar e interagir contigo, ok?
  • Quer completar alguma coisa? Tem sugestão de temas? Manda um e-mail pra gente. Vale até uma selfie.
  • Lembre-se: Use a tag #NATRILHEIROS para acharmos suas postagens nas redes sociais.
  • Diz pra gente de onde você é, sua idade e qual esporte (ou atividade) você pratica (ou não).


Participantes do programa de hoje:

  • Renan Alves
  • Redi Siqueira
  • Sávio Andrade – @jipeclubes
  • Raulisson – @jipeclubes

Agregadores de podcasts para Smartphones:

Natrilha no Deezer

Natrilha no iTunes

Natrilha no Spotify


Colabore com o Natrilha

Contribua com o Natrilha pelo PicPay.

Contribua com o Natrilha pelo Padrim.


Padrinhos e Madrinhas (separados por categorias):

Destemidos Filipe Careli, Rafael Brascher, Thiago Waldhelm. Desbravadores Wilson Nobuo Iwazawa Junior, João Olavo Vasconcelos, Marcelo Sobata.


Grupo Telegram do Natrilha. Acesse e participe:

Entrar no Grupo Telegram – Natrilha


Nosso e-mail: natrilhapc@gmail.com