NaTrilha #11 – Escotismo

NT11_1400

O NaTrilha de hoje vai falar do movimento educacional Escotismo. Esse que é um grande aliado na formação de nossas crianças e adolescentes, auxiliando em sua formação enquanto cidadão .

Para isso, chamamos Samir Reis do programa Tourcast e Márcio Etiane, do programa LexCast.

Conhece algum escoteiro? Participa de algum grupo, fique alerta sempre e compartilhe esse episódio. Se fizer pelo Facebook, não esqueça de deixar o compartilhamento em modo “Público”, ok? Assim poderemos falar seu nome durante a leitura de emails.

Quer completar alguma coisa? Tem sugestão de temas pra gente? Ainda ficou na dúvida ou quer simplesmente concorrer ao prêmio “Joinha”? Manda um e-mail pra gente. Vale até uma selfie.

Não esqueça de dizer de onde você é, sua idade e que esporte pratica (ou não)

Diga-nos o que achou desse programa. Seu feedback é importante para nós.


Participantes do programa de hoje:

  • Samir Reis  – Host do programa Tourcast, Condecorado com “Liz de ouro”
  • Márcio Etiane – Host do LexCast, escoteiro de coração.
  • Daiana Almeida – Host do GNH Podcast ( participação da leitura de emails )

Comentado durante o programa:

– Episódio do Escriba Café sobre Baden Powell.

– Episódio do Café Brasil sobre a Fábrica de Líderes.

– Episódio do GNH Podcast com a indicação do NaTrilha.

Escoteiros do brasil

Escoteiros do Brasil:

 

– O Livro da Selva – Rudyard Kipling

Tapuru do Côco

[youtube id=”8ZORSQwSSgQ” width=”620″ height=”360″]


Grupo Telegram do NaTrilha. Acesse e participe:

Entrar no Grupo Telegram – NaTrilha

NaTrilha no iTunes:

Não deixe de nos classificar e deixar seu comentário. Clique no link abaixo
NaTrilha no iTunes

Nosso e-mail:

natrilhapc@gmail.com
  • Rogério B de Miranda

    Olá galera, muito legal o episódio. Não tive o prazer de ser Escoteiro, mas tive contato logo cedo com o Manual dos Escoteiros Mirins da Disney e as histórias de acampamentos, nós e sobrevivência sempre me fascinaram, entretanto não havia um grupo próximo de minha casa e nunca consegui fazer parte.
    Agora muitas coisas me deixaram intrigado com o episódio: O fato da crença em alguma força superior ou Deus, ter Iniciações, 3 grupos por idade ou graus, compromisso com a pátria, fazer o bem, respeito a hierarquia, ser praticamente uma fraternidade… Isso me lembrou e muito a Maçonaria, mas sei que Baden Powell não era maçom, mas teve contato com alguns o que me leva a crer ter alguma inspiração na Ordem.
    Parabéns por mais esse episódio.
    Abraços

    • Explicando aquilo que lhe chamou mais atenção, o que define exatamente o Método Escoteiro é “aprender fazendo”.

      Nesse sentido 3 grupos por idade visam adequar práticas pedagógicas à cada fase específica de desenvolvimento dos jovens.

      Compromisso com a pátria, fazer o bem e respeito a hierarquia formam o conjunto central de valores (Princípios) adotados pelo Movimento Escoteiro, assim como qualquer outra organização o Escotismo também tem o seu “Código de Ética” que deriva desses valores e se materializa na Lei e na Promessa Escoteira.

      O fato da crença em alguma força superior ou Deus ser um dos aspectos importantes do movimento, apenas se adapta à uma realidade social, qual seja, não somos um país de ateus, e mesmo que o jovem e sua família não possuam vínculos com práticas ou instituições religiosas e deve saber lidar com a diversidade de crenças e ser capaz de respeitar todas elas, ainda que não concorde com seus postulados.

      Sobre iniciações (ritos de passagem), deveria ser desnecessário apontar que elas estão presentes em todas as culturas do mundo. Então com certeza você já deve ter participado de algum batismo, primeira comunhão, crisma, casamento, aniversário de 15 anos, Barmiztvah, Colação de Grau em Instituição de Nível Superior, posse de Presidente da República, Governador Estado, Prefeito ou Servidor Público aprovado em concurso público e nomeado para o cargo. Assim Iniciações não deveriam causar espanto e o o que me causa espanto é justamente o fato de que causam espanto. 😛

  • Pétrus Davi

    Olá Renan e Lúcia, tuudo bem? Desculpe não ter comentado a um tempo, pois a situação está melhorando agora pra mim. Sobre o episódio, ja fui escoteiro, porém passei bem pouco tempo com o grupo, de fato não imaginava que o grupo de escoteiros era para formar cidadãos para a sociedade. Existe um projeto que o corpo de bombeiros faz aqui em belém que é o projeto escola da vida e basicamente tem os mesmos objetivos do escotismo, porém de uma forma mais restrita, afinal não conheço outros lugares com esse projeto. Bom episódio e abraços pessoal 🙂 !

  • Thomas Lisboa

    Sensacional esse episódio, já ouvi o podcast do escriba café sobre o tema e curti muito, mas foi o de vocês que me fez tomar a decisão de colocar minha filha Angelina Thamires na trilha do escotismo!!
    Grande abraço.
    Thom Lisboa.

    • Olá Thomas, fico feliz de que tenhamos contribuído positivamente para sua decisão. Tenho certeza de que serão ensinamentos que aua filha levará para a vida toda. Obrigado pela participação e continue nos ouvindo.